Atende a entidade como um todo, realizando um trabalho conjunto envolvendo a participação das várias instâncias da instituição, de forma ampla fornece assistencia psicológica ao aluno, ao professor, a família, a escola e a comunidade, realizando trabalhos de orientação aos professores na forma de lidar com a problemática do aluno, procura detectar os aspectos emocionais envolvidos no processo de ensono-aprendizagem e promove a reflexão e a melhoria da dinâmica do relacionamento entre professor e aluno.
No trabalho com a família oferece o trabalho em grupo, que proporciona excelentes resultados quanto a aceitação das limitações do deficiente sob um enfoque psicodinâmico. Com os pais é realizado trabalho para detectar suas fantasias e sentimentos em relação a si mesmo e ai filho deficiente.
O atendimento também é realizado individualmente, por meio de entrevistas e orientações específicas a cada caso.
Com a comunidade o trabalho é realizado por meio de programas elaborados pela escola com o objetivo de formar parcerias com órgãos da sociedade na luta pelos direitos dos deficientes, divulgação dos trabalhos realizados pela APAE, prevenção de deficiencias, inclusão escolar e profissional, entre outros.